Bola alta
Essa é sem dúvida a alternativa mais comum e versátil, já que pode se aplicar a diversas situações. Mire a bola em um dos cantos extremos do goleiro, e aplique força suficiente para fazer com que a bola passe por cima da barreira.
Em cobranças mais próximas do gol, pouco menos da metade da barra de força costuma ser o bastante para fazer com que a bola chegue ao gol.
Chute rasteiro
Em faltas em ângulo diagonal para o gol, uma bomba rasteira pode ser uma forma bastante eficiente de marcar um gol de falta. Escolha um jogador forte (Ronaldo, Bale, Rooney, David Luiz), mova o analógico esquerdo para cima até que o cursor encoste no gramado.
Aí é só escolher um canto e caprichar na força. Procure fazer com que a barra chegue quase até o máximo, mas nunca na parte vermelha, ou as chances de isolar a bola são enormes.
Bola curva
Com jogadores de técnica refinada, as cobranças de falta com curva costumam ser mortais. É possível fazer com que a bola contorne a barreira, ou simplesmente engane o goleiro com uma queda repentina.
Use o analógico esquerdo para configurar a curva e a altura da bola. Nunca use curvas muito exageradas, já que elas não costumam dar certo (exceto em especialistas, como Pirlo e Gerrard). A força deve ser muito moderada (veja o vídeo).
Segundo batedor
As jogadas ensaiadas podem parecer pura firula no videogame, mas quando usadas da forma correta, podem atrasar muito a resposta do goleiro, aumentando as chances de conversão.
Use o gatilho esquerdo e o direcional para chamar um segundo batedor, e então segure LB/LT (Xbox) ou L1/L2 (PS) para fazer com que o atleta cobre a falta rapidamente. Use os mesmos princípios de mira e força da bola alta.
Corta luz
Ainda na área das jogadas ensaiadas, uma falsa cobrança de um dos batedores pode desnortear a barreira, abrindo caminho para um gol fácil. Primeiramente, chame o segundo batedor (gatilho esquerdo + direcional para baixo). Agora mire a sua cobrança normalmente.
Na hora da batida, pressione o botão de chute, e rapidamente o botão de passe. Isso fará com que o primeiro batedor passe direto pela bola. Aí é só aproveitar a chance para chutar rapidamente com o segundo cobrador.
Passe curto
Outra boa alternativa de cobrança ensaiada é o passe curto. Dessa forma, você poderá aproveitar o grande número de atletas deslocados para a barreira para entregar a bola a um dos seus jogadores, livre de marcação.
Primeiramente, chame o segundo batedor (gatilho esquerdo + direcional para baixo). Aí é só segurar o botão modificador (LB, L2) e pressionar o botão de passe. Finalize rapidamente, ou tente driblar os marcadores que partirão para cima do jogador.
PES 2015 (Foto: Divulgação)
Posicionamento manual
O posicionamento dos jogadores sem a bola nem sempre é ideal. Muitas vezes, isso impossibilita que você use a falta para uma assistência, ou mesmo um cruzamento. Nesses casos, segura o modificador (LB/L2) e então mova o jogador para onde preferir. Com o analógico direito, é possível alterar o jogador controlado.
0 comentários:
Postar um comentário